Spaço Gospel

KATSBARNEA,

é uma banda brasileira de rock cristão e blues. A banda surgiu em São Paulo em Janeiro de 1988, em meio à efervescência do rock de protesto no Brasil. Suas letras e estética musical romperam com a estrutura até então vigente no cenário cristão, trazendo à tona temas como uso de drogas, desequilíbrio ecológico, abuso do álcool, violência e desigualdade econômica. época prolífera para bandas de Rock, mas nem tanto para o Rock Cristão. Assim, o Katsbarnea se tornou a primogênita do chamado “Movimento Gospel” no Brasil.

No dia 14 de Agosto de 2009, o Katsbarnea, lança o primeiro DVD em 21 anos de carreira, titulado “Katsbarnea Ao Vivo”, este album foi gravado em Salvador (BA), em 12 de Julho, e soma 15 faixas, incluindo os clássicos sucessos históricos da banda, desde “Extra Extra”, do album “O Som Que Te Faz Girar”, lançado em fita cassette em 1988, até “A Tinta de Deus”, do último disco de inéditas do grupo, lançado em 2007. Na esteira desse registro inédito, a banda também apresenta ao público uma coletânea com sucessos do album acústico (“A Revolução Está de Volta”), de 2000, e músicas gravadas num ensaio no DirecTV Music Hall, também em 2000, além de uma versão especial de “Viagem da Oração”, gravada em 1990, em vinil.

Esses lançamentos comemoram duas décadas de atuação do Katsbarnea (1988-2009), em meio a períodos improdutivos e diversas mudanças na formação. Paulinho Makuko, que tem realmente se preocupado em não deixar o grupo e nem sua história morrerem. Ele já está compondo novas músicas para um novo album de inéditas faixas prometido para lançamento em 2010. A Música “A Tinta de Deus” (Titulo do Album de 2007) foi proíbida na rádio gospel FM de São Paulo em Setembro de 2009, pois segundo à direção da rádio a canção é considerávelmente boa, mas critíca políticos e a Petrobás, sendo considerada então um single gospel impróprio até agora.

Um fato curioso e que merece ser destacado é a presença maciça de adolescentes nas apresentações do grupo com tantos anos de carreira. Tal fato coincide com a vocação original da banda, que era levar os jovens ao questionamento crucial da existência humana, o valor da vida. Atualmente muitos e muitos fãs e críticos consideram KATSBARNEA como um grupo que realizou uma notótia e grande revolução do “Movemento Gospel” no brasil que na época era algo engrandescente, tendo uma originalidade única, obtendo uma qualidade musical que questiova preconceitos contidos na sociedade, letrística avançada e originalidade de repertório realmente diferencial, que os faz desta grupo ser a mais respeitada por grande e anonimato público de longa data. Uma parte dos fãs, acreditam que a Banda acabou mesmo com a saída de Brother Simion e com a ausência de Alessandra Orlando, Cláudia Bastos, e Sandra Simões, mas isso são coisas que acontecem em quase todas as bandas. Desde 1988, longo tempo Katsbarnea se mostra ainda uma banda avançada, apesar de todas as críticas insanas vinda até mesmos dos próprios irmaõs de algumas congregações.

“Fan Club” Katsbarnea, citações “Nunca Esquecemos Nossas Cassettes Ao “leu”! “Fora Collor”, “Diretas Já”, “Deus Nos Deu O Giro do Rock Blues”. “Não Tá Gostando do Som, Então Entra e Fecha a Porta”. Estes são alguns dos dizeres engraçados de muitos jovens em protestos no fim dos 80 e início dos anos 90, citações escritas geralmente vista nas apresentações efervecentes da banda. Até hoje o grupo recebe várias especulações de críticos, ouvintes, e mídia sobre o antigo periodo de grande significância que foi sem dúvida uma época prolífera, interessante, engraçada, e notória para quem os conheceram o grupo Katsbarnea mais de perto.

2010 Formaçao com dois Bateristas

  • Paulinho Makuko (Vocal)
  • Jonathas Zain (Guitarra)
  • Marrash Bastos (Bateria)
  • Matheus Albertini (Bateria)
  • Moisés Brandão (Baixo)

Significado do nome

KATSBARNEA em hebraico significa “lugar da decisão” esse é o significado mais perto que se pode chegar na lingua portuguesa. Na Bíblia, Katsbarnea aparece como o lugar de onde os doze espias, um de cada tribo de Israel, todos fugitivos do Egito, saíram para ver se a terra de Canaã era aquilo que Deus havia prometido. O significado que mais se aproxima com a ideologia da banda é “lugar de decisão”, já que a proposta é levar aquele que não vive uma vida cristã a questionar a si mesmo, e decidir-se por viver uma vida nova, livre de vícios e de atitudes nocivas, numa transformação cultural e espiritual, fazer o que é bom para si, sem haver egoísmo e não prejudicar o próximo. Não se importar com o que os outros dizem de mal a seu respeito, pois somos livres.

Discografia

  • 2009DVD Katsbarnea Ao Vivo!
  1. Cristo ou Barrabás? (1992)
  2. Revolução (1989)
  3. A Tinta de Deus (2007)
  4. Primavera (2007)
  5. Parede Branqueada (1992)
  6. Fumaça Arisca (1989)
  7. O Verbo (2007)
  8. Caminho (2007)
  9. Perto de Deus (2007)
  10. Seu Doutor (2007)
  11. Corredor 18 (1988)
  12. Congestionamento (1992)
  13. Meio-Fio (1992)
  14. Extra, Extra (1988)
  15. Invasão (1995)

Comentário: Um dos DVDs mais esperados pelo público gospel, e adeptos da banda, Na esteira desse registro inédito, a banda também apresenta ao público uma coletânea com sucessos do CD acústico (“A Revolução Está de Volta”), de 2000, e músicas gravadas num ensaio no DirecTV Music Hall, também em 2000, além de uma versão especial de “Viagem da Oração”, gravada em 1989, em vinil, Este DVD inclui sucessos históricos da banda! a única canção que está ausente notoriamente é “grito de Katsbarnea” que deveria ter sido posta no DVD!

  • 2007A Tinta de Deus
  1. Primavera
  2. A Tinta de Deus
  3. Caminho
  4. Bom Encontro
  5. Perto de Deus
  6. Seu Doutor
  7. Uma Certeza
  8. Game Over
  9. O Verbo
  10. O Amor Sempre Ganha

Comentário: Embora esse CD esteja bem diferente do padrão Kats ele está com letras inéditas. Destaque para a faixa “Primavera”. Vale a pena ouvir!

  1. Grito de alegria
  2. Invasão
  3. Orgulho
  4. Sepulcro caiado
  5. Parede branqueada
  6. Fumaça arisca
  7. Remédio pra dormir
  8. Gênesis
  9. Profecia
  10. Voz do oriente

Comentário: Releitura de antigos sucessos da banda com toques de música clássica. Destaque para música Voz do Oriente, gravada originalmente por Brother Simion (ex-vocalista) em seu disco solo de 1993 “Esperança”.

  • 2000Acústico / A Revolução Está de Volta
  1. Extra
  2. Grito de Katsbarnéa
  3. Congestionamento
  4. Consumo
  5. Cristo Ou Barrabás
  6. Amor
  7. Ondas Agitadas
  8. Palavra Ap. Estevam Hernandes
  9. Apocalipse
  10. Terra
  11. Meio Fio
  12. Corredor 18
  13. Viagem De Oração
  14. Revolução

Comentário: Album que marcou o retorno da banda com o projeto que já tinha soado bem em 1999. A sonoridade realmente mudou rapidamente. Com Paulinho Makuko nos vocais, Marcelo na bateria, Jadão no baixo, Ari Bahia na Percussão e Deio na guitarra. Item de colecionador e considerado por muitos o melhor album acústico gravado no meio gospel. Apesar da não ter o som original do Katsbarnea, este album realmente têm que faz o diferencial como “Corredor 18” e “Grito de Katsbarnéa”

  1. Extra
  2. Alegria
  3. Terra
  4. Viagem da Oração
  5. Armagedom
  6. Corredor 18
  7. Cristo ou Barrabás
  8. Grito de Katsbarnea
  9. Gênesis
  10. Amor
  11. Invasão
  12. Revolução
  13. Congestionamento
  14. Do céu
  15. Apocalipse
  16. Ondas

Comentário: Coletânea com os maiores sucessos da banda e comemoração aos 10 anos de Katsbarnea. Sensacional!

  • 1995Armagedom
  1. Invasão
  2. Alegria
  3. Gênesis
  4. Armagedom
  5. Prá Onde Você Vai, Brother?!
  6. Intervalo – 30 segundos
  7. Do céu
  8. Graça (Atos 4:11)
  9. Palavras Simples
  10. Fariseu
  11. Get ou of Babylon
  12. Ele Virá

Comentário: Album mais experimental do KATS, onde as músicas vão do reggae de Alegria ao Hard Rock de Invasão. Destaque para Gênesis e Palavras Simples duas músicas de adoração que marcaram época, Em 1996 este album obteve boas críticas até mesmo no Reino Unido. a música “Crack (Atos 4:11)” quase não é tocada pela banda em apresentações ao vivo por motivos desconhecidos, sendo também uma faixa potente com letras da mais pura realidade vivida atualmente!

  • 1992Cristo ou Barrabás
  1. Terra
  2. Parede Branqueada
  3. Shine on your Face
  4. Congestionamento
  5. Ondas Agitadas
  6. Cristo ou Barrabás?
  7. Amor
  8. Remédio Prá Dormir
  9. Meio-Fio
  10. Expressão de Amor

Comentário: LP mais pesado do KATS. Letras repletas de criatividade e melodias inesquecíveis. Ondas Agitadas e Remédio Prá Dormir agradarm muito ao público e Cristo ou Barrabás tornou-se hino da juventude sendo conhecido até mesmo por quem não frequentava igrejas. Um detalhe interessante é que embora o Tomati tenha feito toda a turnê e seu nome constasse da ficha tecnica na contracapa do disco, segundo declaração dele mesmo meses antes de deixar a banda, ele nao gravou as guitarras deste LP. “Parede Branqueada” causou ainda mais polemica a respeito da banda por ser uma música potente e metaleira com uma letra um pouco complicada para alguns!

  • 1989Katsbarnéa /Extra-Extra
  1. Sepulcro caiado
  2. Ver o Sol (quando reeditado essa música foi retirada)
  3. Apocalipse NOW
  4. Viagem da Oração
  5. Extra
  6. Fumaça arisca
  7. Grito de Katsbarnéa
  8. Consumo
  9. Revolução
  10. Corredor 18

Comentário: Foi o 1º LP a ser lançado do Katsbarena, sendo o 2º Album em 1989 . Esse Disco é considerado o disco essencial para os que gosta do KATS. Com sua formação original o KATSBARNEA quebrou barreiras e mostrou ao mundo que é possível sim tocar Rock e falar de Jesus, Um dos albums mais tocados na rádio gospel da época, com todas as faixas do disco inteiro. a faixa “Corredor 18” neste disco é considerada a música mais viciante obtendo um ritimo e estilo musical muito original que mistura rock e funk de uma maneira bem única!

  • 1989 “Katsbarnéa” (Versão K7)
  1. Apocalipse NOW!
  2. Viagem da Oração
  3. Revolução
  4. Consumo
  5. Grito de Katsbarnéa
  6. Fumaça Arisca
  7. Sepulcro Caiado
  8. Extra, Extra!
  9. (Não-Masterizado) Ver O Sol (Outtake)
  10. Corredor 18

As listas de faixas são diferentes em alguns LPs e K7s, dependendo do país de lançamento oficinal, mas tendo a mesma masterização sonora do LP intitulado lançado oficialmente em 1989. A Fita que mais rolava e “re-rolava” entre os adolescentes admradores do grupo!

  • 1988Katsbarnea O Som Que Te Faz Girar (K7 Demo)
  1. Contato
  2. Retrovisor
  3. Grito de Katsbarnea
  4. Etério
  5. Brisa
  6. Extra
  7. Pacote Salvação
  8. Corredor 18
  9. Salve a Tua Paz
  10. Viagem da Oração

Comentário: O Interessante é que a variação de estilos se combinam. Obivamente que a masterização não é potente como a dos seguintes discos por ser somente uma matiz. Destaque para a versão de Viagem de Oração onde Tchu simplesmente deempenha com seu baixo marcado com uma levada muito próxima ao Punk. Originalmente esse album foi lançado em K7 (Cassette) e só depois de algum tempo foi lançado em CD. Os Clássicos enternos da banda como “Grito de Katsbarnéa” “Extra” e “Corredor 18” já mostravam a sonoridade original da banda que muitos jovens comparavam com as bandas (Gang) e (Blitz) de 1982. Verdadeiro clássico eterno ao estilo bem anos 80.


Oferecimento: Mult Gospel°


0 Responses to “Spaço Gospel”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: